UM CENTRO ACADÊMICO PARA CHAMAR DE SEU

 

Nos bons tempos de nossa passagem pelo ITA, o CASD foi de grande importância para nós.


Relendo os exemplares de O Iteano e do Suplemento que se conseguiu acessar, graças ao trabalho de resgate de informações da turma que administra a Wikita, site relacionado à AEITA, pode-se  reviver um pouco do que eram nossas atividades e preocupações fora do âmbito acadêmico.


Temas recorrentes eram a Disciplina Consciente, a função do ITA de formar cidadãos, a importância do Departamento de Humanidades nessa função  e a importância do próprio CASD nesses processos com pautas voltadas para as atividades esportivas, sociais e culturais.


No Suplemento de maio de 1961 , por exemplo, publicaram-se as  Diretrizes do CR para o ano. Vale a pena reler essas Diretrizes:

Formação profissional – sejam facilitadas ao máximo nossos contatos com a futura vida profissional.


Formação Humana – estimular atividades que nos ponham em contato a vida exterior ao campus – estimular atividades sociais, esportivas, culturais, e desenvolver em nós a sensibilidade artística. Formação ética.


Relações com os órgãos de ensino e administração – procurar esclarecer os direitos e deveres dos alunos do ITA nos diferentes aspectos de ensino, alimentação e alojamento.


Participação na Vida Universitária Nacional - Aumentar o contato dos alunos
com os problemas universitários.

Se alguém esqueceu, vale lembrar a sigla CR mencionada acima: Conselho de Representantes. Era nosso "Congresso" em miniatura. A propósito do CR, vale uma historinha, acontecida com o então Ministro da Educação Darcy Ribeiro. Numa visita oficial ao ITA no início do Ano Letivo, depois de pronunciar sua Aula Inaugural no auditório, pediu para conhecer o CASD. Ao ouvir como estava organizado nosso Centro Acadêmico, como atuava e como eram eleitos seus diversos departamentos, fez um comentário:

- Vejo que vocês estão mais organizados e eficientes do que o Congresso Nacional!

Infelizmente, nunca fomos chamados para ser o Congresso Nacional! Deu no que deu!


O acervo recuperado de edições de O Iteano e O Suplemento, pode ser pesquisado no acervo do DID. É uma exploração que nos leva ao nosso tempo de alunos do ITA.

 

Divirtam-se.