CINZAS E DIAMANTE
Direção – Andrzej Wajda
Roteiro - Andrzej Wajda e Jerzy Andrzejewski (autor do romance)
Sinopse
Filmado nos anos cinquenta, em pleno estalinismo, a ação do filme se passa no último dia da segunda guerra mundial. Na Polônia, a paz não se instala, pois a luta continua entre os comunistas e as milícias nacionalistas, até a derrota final destas.
Talvez como recurso de evitar a censura comunista, é um filme é barroco, apresentando belíssimas metáforas, a partir do título onde as cinzas representam a Polônia devastada pela guerra e o diamante a perspectiva do seu renascimento.
O Personagem principal é um militante anticomunista, magistralmente representado por Zibigniew Cybulski. Já na primeira cena o vemos tentando matar um chefe comunista, erra e mata dois inocentes. Em seguida parte para um hotel onde sabe que o seu alvo está hospedado, procurando uma oportunidade para matá-lo. Antes encontra uma belíssima garçonete, e os dois se apaixonam. Atormentado entre o compromisso político assumido e a forte paixão à primeira vista, tenta abandonar a luta, mas não consegue assumir a pele de desertor. Mata o chefe comunista e pouco depois morre, acidentalmente, nas mãos de uma patrulha.
O final narra de forma entrelaçada a morte do jovem idealista e o triste destino da Polônia, representado por mais uma alegoria, uma festa desafinada em honra à vitória dos comunistas, onde comparecem arrivistas e democratas desiludidos.
Cenas de um Roteiro Excepcional
Dias finais da Segunda Guerra, Polônia.
No Oeste invadida pelos Nazistas, no Leste pelos Comunistas. Os Nacionalistas organizaram o Exército de Libertação da Polônia (Exército Polaco) e promoveram sem êxito o Levante de Varsóvia.
Um país católico. Crianças desde cedo aprendem a externar sua devoção. Um contraste com a violência silenciosa de homens armados à espreita para cometer um atentado político.
A ação é rápida, mas o alvo estava errado. O roteiro do filme daqui em diante é essencialmente movido pelas consequências deste ato.
O novo dirigente Comunista tenta pacificar os operários indignados com as mortes. Palavras vazias, protocolares, sem novidades. Os poloneses vindos da Rússia que assumem posições de comando na política nada tem a dizer.
Os 3 agentes do "Exército Polaco" estão no mesmo hotel onde o Prefeito vai oferecer um banquete às novas autoridades.
A URSS invadiu o território, agora ocupa o espaço político. A Polônia é o seu Front Ocidental no pós-guerra.
Krystyna atende no bar, anexo ao salão do banquete. A trama romântica de Kyystyna com Maciek começa ao lado da trama política das novas autoridades pró-soviéticas.
O plano de eliminação do Secretário é mantido, apesar das dúvidas que incomodam a consciência do Major da Resistência (Exército Polaco) que estava encarregado da execução.